Eneagrama

Transformação à Luz do Caráter

 

Eneagrama é uma metodologia milenar de busca do autoconhecimento. Pode ser considerado um mapa de compreensão da natureza humana, abrindo-nos um leque de possibilidades e de pistas no caminho em direção à nós mesmos. Olhando-nos sem reserva, com o suporte desse conhecimento, aprendemos sobre nossos automatismos e defesas e resgatamos o que há de mais genuíno em nós.

 

MÓDULO I: ESSÊNCIA

Autoconhecimento à luz dos tipos psicológicos: Abrindo o olhar.

Tendo coragem de olhar a escuridão do meu ser para descobrir a origem de meu contínuo sofrimento, vazio ou descontinuidade. Confiando em uma proposta de caminho de autoconhecimento, ainda sem conhece-la completamente, retirando capas e mais capas de minhas múltiplas mascarás que ocultam o meu verdadeiro Ser.Em plena crise do planeta e dos seres humanos, aparece e reaparece um caminho para a verdadeira mudança do ser. 

Descobrir nosso lado escuro havendo retirado os infinitos véus de nosso ego é o principal objetivo do Módulo I

“Nisso concerne o eneagrama, em descobrir-nos a nós mesmo, em sair do automático, em recuperar nosso verdadeiro Ser. (...) Um caminho para nós mesmo que, ao transitá-lo, permite-nos descobrir a conexão com outros seres, com a natureza e com o TODO.” (De Lucca e Dutrenit)

 

MÓDULO II: CONSCIÊNCIA

Equilíbrio energético instintivo: Começando a sentir e a compreender o equilíbrio

Avançando no caminho e iniciando uma nova compreenção desta escuridão e do nível instintivo condicionado pela paixão que me domina. Um instinto que não consegue fluir livre e sabiamente (como funciona por natureza), já que o "EGO" não o permiteem seu afã sistemático de "controlar tudo". 

Sendo o principal foco do Módulo II a compreensão de nossa bela e verdadeira natureza, sentindo a sáude que inspira o livre acesso de cada um de nossos instintos: conservação, sexual e social.

 

MÓDULO III: UNIDADE

Virtudes humanas: Podendo ver mais claro à partir da luz

Chegam todos os que têm coragem de atravessar a escuridão, de enfrentar os medos, as dores, as desilusões e nos encontramos com a contra ara dessa escurisão, nosso DOM: a VIRTUDE.

Virtude que nos irmana pela compreensão que assim como todos, além de nosso EGO, temos um pouco mais dos outros "Egos"; mais além da VIRTUDE correspondente, temos um pouco de todas as virtudes. Somos irmãos na escuridão e quem sabe, ainda mais "verdadeiramente", na VIRTUDE.

Aqui vamos compreendendo que "nossos maiores afetos existem somente porque existem nossas maiores virtudes". Os defeitos estiveram erroneamente "protegendo" nossas virtudes ou também nossos defeitos são uma leitura distorcida das mesmas. Quando trabalhamos inconscientemente chegamos ao que existe mais além deles e é nossa VIRTUDE nossa luz, nossa possibilidade de CONEXÃO COM O TODO.

 

COORDENAÇÃO

Fernando de Lucca - Psicólogo, Gestalt-terapeuta há mais de 28 anos. Introduziu a Gestalt-terapia no Uruguay e fundou os primeiros centros de difusão dessa abordagem no pais. Coordenador geral do “ Encuentro Centro de Estudios Gestalticos del Uruguay. Professor da Universidade Católica do Uruguai desde 1986; Professor de trabalhos SAT dirigidos por Claudio Naranjo na Espanha. Integra os conhecimentos de Eneagrama, a busca do autêntico pelo teatro expressivo e o enfoque das Constelações familiares de Bert Hellinger. Criador do método “ Escenas transformadoras”. Autor do livro “A Estrutura da Transformação" editado pela Summus.

Nilce Cattassini - psicóloga, Gestalt-terapeuta há mais de 28 anos, especialização em Gestalt-terapia, em Psicodiagnóstico e desenvolvimento Cognitivo, especializada em atendimento infantil, professora de Gestalt-terapia com crianças do Encuentro-uruguay, Caxias do Sul e Brasília, e do CEPPAM-Manaus.